segunda-feira, 28 de março de 2011

Porque a forma como se pega ônibus define o caráter de uma nação.

Aqui funciona assim: você compra um bilhete na Tabacheria para pegar o ônibus; entra no ônibus; timbra o bilhete com o horário e dia; chega em casa feliz.

Não existe cobrador. Você pode tanto comprar ou não comprar o bilhete. Em alguns dias e horários aparece a fiscalização para cobrar o bilhete timbrado. Ou seja, para os espertos, você pode andar de graça por toda a eternidade.

O raciocínio de alguns é o seguinte: quase nunca tem fiscalização. Se eu for pego, essa multa de 15 vai pra onde? Para minha casa no Brasil? Na Espanha? Então, vou andar de graça feliz!!! Berlusconi way of thinking.....

Aqui é muito fácil ir para o lado negro da Força porque simplesmente o roubo de coisas pequenas é legalizado. Ou seja, tudo bem não pagar pelo bilhete de ônibus roubar comida e utensílios do Restaurante Universitário, mas roubar milhões do povo italiano, ah, isso sim é crime. Aí, o preço dos serviços prestados sobe para que todos paguem pelo que foi roubado. Aí as pessoas roubam porque já estão pagando por isso mesmo. Aí o preço sobe.... entenderam?

E aí se forma uma nação!

5 comentários:

  1. E encha o peito por estar fora da cadeia ;).

    ResponderExcluir
  2. Não sei, talvez na itália exista essa mentalidade mas pela minha experiência o ideal é um pouco diferente disso daí.
    Em vários lugares da Europa funciona desse mesmo jeito, vc compra o ticket e valida e anda de boa ninguém confere, salvo um daqueles momentos que o guarda aparece.
    Mas ao meu ver o princípio é o da civilidade, se a regra é comprar e validar, vc compra e valida. Se vc não compra e por acaso passa a fiscalização vc paga a multa, afinal vc estava usando o transporte público sem pagar por ele.
    Pra mim é o jeito europeu de viver a vida. Tem lugar na Austria que é tão de boa que vc simplesmente coloca o dinheiro da passagem dentro de uma caixinha e pega seu ticket, assim desse jeito.

    ResponderExcluir
  3. O que eu queria dizer era:
    Eu não acho que a forma como se pega o ônibus define o caráter de uma nação, mas como o caráter de uma nação define como se paga pelo ônibus.

    ResponderExcluir
  4. Pode ser: a nação define a forma como se pega ônibus. Mas deu para entender a mentelidade, né? Era isso que eu queria transmitir. Amora gatinha
    =D

    ResponderExcluir
  5. Huahuahuahau Claro que deu! Eu sou a pessoa que menos defende italianos no mundo.

    ResponderExcluir